Muitas são as queixas das mulheres com relação a sua saúde, principalmente relacionadas ao útero, ovários, ciclo menstrual e fertilidade. Dentre essas queixas, as mais frequentes são:
- Cólicas menstruais;
- Ciclo menstrual irregular;
- Tensão pré-menstrual;
- Dores lombares e/ou cervicais;
- Endometriose;
- Dor ou desconforto em cicatriz de cesariana;
- Dificuldades para engravidar.
Uma das maiores causas desses sintomas é o comprometimento da mecânica visceral envolvendo o útero, os ovários, ligamentos e outras estruturas correlacionadas a este sistema. E é nesse sentido que a Osteopatia vai atuar. A Osteopatia utiliza técnicas manuais para correção e harmonização de estruturas (tecidos) do corpo que estejam com disfunções e/ou bloqueios que dificultam os seus movimentos fisiológicos, fazendo com que a causa dos sintomas seja eliminada.
Ouvimos muitas vezes que “mulher nasceu para sofrer”, “a natureza feminina é cruel” e que as mulheres devem se conformar com isso, mas isso não é verdade, são crenças errôneas baseadas em situações que contrariam a perfeita natureza da mulher. Não é normal viver em sofrimento, não é normal viver com dores e desconfortos.
Cuidando-se da saúde de forma integral (áreas física, emocional, mental e espiritual), as mulheres poderão perceber o quanto pode ser “leve”, tranquilo e natural SER mulher!
Flávia Santos – Fisioterapeuta Osteopata
CREFITO 10 – 188931-F
(47) 99708-9549